Levamos a segurança a sério. A sua é especialmente prioritária. Dispomos de vários sistemas e medidas de segurança que visam protegê-lo enquanto utiliza os serviços de banca online e, ao mesmo tempo, garantir que está protegido contra roubos de identidade ou outras ameaças online. Desse modo, não importa onde ou quando inicia sessão, sabe que está protegido.

Seguem-se informações adicionais sobre todas as nossas medidas de segurança

Hands covering money

O que podemos fazer por você?

  • Segurança Online do Barclays

    A banca online do Barclays foi concebida com recurso a tecnologias de ponta que proporcionam um elevado grau de segurança. A infra-estrutura de segurança inclui firewall, sistemas de detecção de intrusão (IDS) e ferramentas de monitorização de vírus, entre muitos outros. Os requisitos de segurança foram implementados e auditados por uma empresa de consultoria internacional, utilizando normas e práticas aceites internacionalmente. A banca online utiliza um certificado digital de 128 bits da VeriSign para encriptação da sessão de Secure Sockets Layer (SSL). O SSL é a norma da indústria em matéria de comunicações encriptadas e garante a segurança da interacção do cliente com o Banco através da Internet. Para além das soluções tecnológicas, também estão incorporados procedimentos de segurança no processo de início de sessão. A banca online obriga à utilização de uma palavra passe com comprimento mínimo de 8 caracteres, incluindo caracteres alfanuméricos e um carácter especial. Também utilizamos uma pergunta e resposta secreta para proteger os seus dados bancários online.

  • Encriptação de Dados

    O nosso serviço de banca online encontra-se alojado num servidor com encriptação de 128 bits. Isto significa que quaisquer informações que nos envie são codificadas para sua protecção.

  • Código seguro

    O Código Seguro é uma função que nos ajuda a certificar-nos de que as transacções estão efectivamente a ser realizadas por si. É um código único que será enviado para o seu telemóvel, através de SMS

  • Palavras-passe Pontuais (OTP)

    Ao criar um novo beneficiário, transferências pontuais ou outros tipos de transacções sensíveis, será enviada uma palavra-passe pontual (OTP) especial para o seu telemóvel. É necessário escrevê-la no campo indicado, para verificação. Estes códigos só podem ser utilizados uma vez e diminuem substancialmente o risco de se tornar vítima de fraude.

  • Conclusão de sessão temporizada

    Se estiver inactivo durante mais de 5 minutos, a banca online termina a sua sessão. Isto proporciona-lhe uma protecção acrescida, caso se esqueça de concluir sessão.

  • 3 tentativas erradas de introdução da palavra-passe resultam na suspensão - bloqueio da conta

    Se introduzir o PIN ou palavra-passe incorrecto três vezes consecutivas, o serviço de Internet Banking será temporariamente suspenso ou bloqueado e terá de se deslocar à sua sucursal ou ligar para o Call Centre.

Businesswoman

O que precisa de ter em atenção

  • Teclados virtuais ou dinâmicos

    Os teclados virtuais ou dinâmicos estão concebidos para reduzir o risco dos programas que se infiltram no seu computador e criam um registo dos batimentos de tecla que podem ser usados para obter acesso às suas contas. Os teclados virtuais constituem um componente importante da segurança da sua experiência de banca online.

    a) Evite utilizar computadores partilhados para aceder à Banca Online do Barclays.
    b) Evite iniciar sessão na Banca Online do Barclays ou utilizar palavras-passe críticas em Internet Cafés, bibliotecas e outros locais públicos, a fim de evitar o risco de a informação ser copiada e reintroduzida quando sair.
    c) Altere regularmente as suas palavras-passe.
    d) Contacte imediatamente o Contact Centre do Barclays, através do número de telefone +258 21 344 400, se suspeitar de que a sua palavra-passe da banca online foi comprometida.
    e) Use uma palavra-passe no seu computador para evitar que indivíduos não autorizados acedam às suas informações.
    f) Desactive a função de "Conclusão automática" do seu browser.
    g) Lembre-se sempre de concluir sessão na Banca Online e de fechar o seu browser, quando terminar.

  • Fraudes através da Internet e do correio electrónico

    Apesar de a Internet poder tornar a vida muito fácil, com serviços como a banca e as compras online, existe sempre o risco de segurança subjacente de que criminosos tentem aceder às suas informações pessoais e utilizem este método para furtar o seu dinheiro.

  • Estratagemas de Phishing

    Alguns criminosos não poupam esforços para se apropriarem do seu dinheiro, mas quanto mais vigilante estiver, menores serão as probabilidades de se tornar vítima de estratagemas de phishing através da Internet ou do correio electrónico.
    Os criminosos enviam e-mails fazendo-se passar por membros do Barclays (ou de outras organizações reputadas), estratagema ao qual se dá o nome de phishing. A maior parte desses e-mails parece muito autêntico, porque podem usar o logótipo e as cores empresariais do Barclays para o convencer de que o e-mail é legítimo.
    Muitas vezes, o conteúdo do correio electrónico afirma que a sua conta vai ser suspensa e que a única forma de impedir a suspensão é clicar na ligação fornecida e actualizar os seus dados pessoais. Embora esta ligação não conduza ao website verdadeiro do Barclays, estes websites estão normalmente concebidos para se parecerem exactamente com o nosso site e torna-se difícil distinguir o site fraudulento do real. Por conseguinte, deve certificar-se sempre de que o site no qual iniciou sessão é o website genuíno do Barclays.

    Ataques de phishing diferidos: Nalguns casos, os criminosos podem obter as suas credenciais de acesso muito antes de fazerem qualquer tentativa de defraudar a sua conta. É muito importante alterar regularmente as suas informações de acesso à banca electrónica, por exemplo, o seu PIN e palavra-passe, para evitar ataques de phishing diferidos.

    Passos para evitar tornar-se vítima de ataques de phishing: Embora tenhamos várias medidas de segurança implementadas para o proteger, o seu conhecimento e consciência são fundamentais para evitar tornar-se vítima de ataques de phishing, pelo que deverá ter em mente o seguinte ao receber um e-mail de alguém que afirme ser do Barclays:


    a) Nunca responda a esses e-mails e não faça clique em qualquer ligação
    b) Nunca forneça os seus dados pessoais como, por exemplo, o seu PIN ou os detalhes da sua conta através de e-mail ou de quaisquer ligações existentes nesses e-mails. Já dispomos das informações como o seu número de identificação, número de telemóvel e endereço de e-mail e nunca as vamos solicitar através de e-mail.
    c) Nunca navegue para o nosso website utilizando uma ligação de um e-mail – escreva sempre o endereço (www.mz.barclaysafrica.com).
    d) Elimine imediatamente qualquer correio publicitário não solicitado (spam). Até mesmo um pedido para remover o seu endereço de uma lista de distribuição irá confirmar aos criminosos que a sua conta de e-mail está activa e o pode deixar aberto a mais ataques.
    e) Nunca abra um anexo de um e-mail, a menos que conheça a pessoa que lho enviou.
    f) Utilize as últimas versões dos browsers, as quais vêm equipadas com filtros que o irão alertar quando visitar um website que contenha elementos potencialmente inseguros.
    g) O Barclays nunca lhe irá enviar uma carta ou e-mail a solicitar que complete os seus dados pessoais clicando numa ligação de um e-mail.

  • Acesso negado

    Desactivaremos imediatamente o seu acesso à banca online se forem feitas três tentativas incorrectas de acesso, utilizando os seus dados. Tal visa impedir que criminosos façam tentativas repetidas de acesso às suas contas.
    Siga estas sugestões simples para usufruir de uma experiência de banca electrónica segura! Evite utilizar computadores partilhados para aceder à Banca Online do Barclays.

    • Evite iniciar sessão na Banca Online do Barclays ou utilizar palavras-passe críticas em Internet Cafés, bibliotecas e outros locais públicos, a fim de evitar o risco de a informação ser copiada e reintroduzida quando sair.
    • Altere regularmente as suas palavras-passe.
    • Contacte imediatamente o Barclays, se suspeitar que a sua palavra-passe da banca online foi comprometida.
    • Use uma palavra-passe no seu computador para evitar que indivíduos não autorizados acedam às suas informações.
    • Desactive a função de "Conclusão automática" do seu browser.
    • Lembre-se sempre de concluir sessão na Banca Online e de fechar o seu browser, quando terminar.  
  • Medidas para melhorar a segurança online

    É vital ter conhecimento de algumas das medidas que pode tomar para garantir uma maior segurança online, incluindo o seguinte:

    a) Mantenha sempre as suas informações de acesso pessoais protegidas e altere regularmente o seu PIN e as suas palavras-passe.
    b) Nunca abra uma ligação ou um anexo de um e-mail que afirme ter sido enviado pelo Barclays, porque essa ligação pode conduzir a um website fraudulento ou descarregar um vírus ou software de registo de batimentos de teclas que irá comprometer a sua segurança.
    c) Tenha em atenção que também foram utilizados estratagemas de phishing através de sistemas de mensagens instantâneas, tais como o Google Talk ou o Skype, bem como através de redes sociais como o Facebook. Quando tiver dúvidas acerca da autenticidade de uma ligação ou de uma afirmação, não clique nela.
    d) Instale um software de segurança de boa qualidade e certifique-se de que tem instalada a última versão do seu browser. A maior parte dos novos browsers têm incorporada a capacidade de detectar websites fraudulentos.
    e) Não realize operações bancárias ou compras online utilizando um terminal público como, por exemplo, os que se encontram em internet cafés, hotéis, cafés ou laboratórios de estudantes. Pode haver software de registo de batimentos de teclas no seu computador, o qual irá enviar todas as suas informações pessoais para o criminoso, que poderá então utilizá-las para esvaziar a sua conta.
    f) Antes de utilizar a banca online, certifique-se de que se encontra efectivamente no website seguro do Internet Banking. Depois de aceder a www.barclays.co.ke e clicar na ligação do Internet Banking, será redireccionado para um servidor de banca disponível. Nesse local, verifique o endereço do browser. Este deve começar por "https://" (não "http://"). Também deve verificar se o browser possui um ícone de chave e/ou cadeado fechado, que deverá estar situado na parte superior ou inferior do ecrã.
    g) Ao abandonar o computador, termine sempre a sessão actual, fechando a janela do browser e nunca o deixe sem supervisão durante a sessão de Internet Banking.

  • Troca de SIM

    Um criminoso pode efectuar uma troca ilegítima de SIM com o seu operador móvel, utilizando, por exemplo, uma cópia falsa do seu documento de identificação. Tal permite ao criminoso fazer um uso ilimitado da sua conta de telemóvel e receber mensagens que lhe estão destinadas a si. Também receberá as notificações bancárias confidenciais e os SMS de aprovação que o banco envia aos clientes. Se já tiver sido enganado, levado a facultar os seus dados pessoais e as informações da sua conta, o criminoso conseguirá transferir dinheiro da sua conta sem o seu conhecimento.

    Deve:

    • Proteger os seus dados pessoais, bem como as informações da sua conta bancária e da sua conta de telemóvel, mesmo quando estiver online.
    • Investigue imediatamente qualquer situação em que perceba que não está a receber chamadas e mensagens.
    • Mantenha o seu telefone ligado – caso contrário não se dará conta se o seu SIM for trocado.
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Tel: +258 21 344 400
(Linha do Cliente)

Email:

linhacliente@barclays.co.mz

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